Voltar para o topo

4 dicas importantes para a saúde de quem tem diabetes

Quando alguém é diagnosticado com diabetes, é natural que surjam muitas dúvidas. Quando falamos de dicas para quem tem diabetes pensamos logo em diminuir a glicemia e em fazer mudanças de estilo de vida como a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais balanceada.

É claro que esses são os pontos principais, que devem ser olhados com muita atenção. Entretanto, os cuidados para alguém que tem diabetes tipo 2 devem incluir, também, uma atenção à saúde geral e à prevenção de outras doenças, mesmo que elas não estejam diretamente relacionadas ao diabetes.

Rastreamento diabetes

Mantenha sempre o acompanhamento com um médico para fazer os rastreamentos específicos recomendados para sua idade e sexo. No caso de adultos, além do rastreamento para fatores de risco da doença cardiovascular, estão recomendados rastreamentos de câncer, com indicações e regularidade específicas para cada caso.

Imunização - vacinas para quem tem diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 têm maior risco para infecção pneumocócica grave e complicações decorrentes de influenza. Por isso, é importante consultar o seu médico sobre a importância de tomar as vacinas. Além disso, também é importante lembrar que o Ministério da Saúde também recomenda a vacina contra o Haemophilus influenzae b.

Saúde sexual de quem tem diabetes

Sua sexualidade é uma parte muito importante da dimensão da vida. O diabetes pode gerar questões e queixas relacionadas. Se você passar por isso em algum momento, não tenha medo ou vergonha de tocar nesse assunto com o seu médico, ele pode te ajudar!

Anticoncepção e fertilidade para quem tem diabetes

Se você não tem risco ou complicações cardiovasculares, não há contraindicações específicas para com relação a anticoncepcionais. Se o seu desejo for engravidar, é preciso prestar atenção no controle glicêmico e consultar o seu médico para ter as orientações corretas.

Cuidar desses pontos vai garantir uma qualidade de vida melhor e um tratamento mais eficiente da sua diabetes. Não deixe de manter tudo alinhado com o seu médico e continue acompanhando os conteúdos aqui no blog do FazBem!

 

 

 

Referências:
MS. Brasil. Ministe´rio da Sau´de. Secretaria de Atenc¸a~o a' Sau´de. Departamento de Atenc¸a~o Ba´sica. Rastreamento. (Se´rie A. Normas e Manuais Te´cnicos) (Cadernos de Atenca¸ ~o Prima´ria, n. 29). Brasil´ ia: Ministe´rio da Sau´de; 2010.

Milech A et. al.; organizac¸a~o Oliveira JEP VS. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020). São Paulo: A.C. Farmace^utica, 2016.; 2016.

MS. Brasil. Ministe´rio da Sau´de. Secretaria de Vigila^ncia em Sau´de. Departamento de Vigila^ncia Epidemiolo´gica. Manual dos centros de refere^ncia para imunobiolo´gicos especiais. (Se´rie A. Normas e Manuais Te´cnicos). Brasília; 2006.

MS. Brasil. Ministe´rio da Sau´de. Secretaria de Atenc¸a~o a' Sau´de. Departamento de Atenc¸a~o Ba´sica. Sau´de sexual e sau´de reprodutiva. Cadernos de Atenção Básica, n. 26). Brasília; 2013.

WHO. World Health Organization - Implementation Guide for the Medical Eligibility Criteria and Selected Practice Recommendations for Contraceptive Use Guidelines - 2018.

Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project
BR-7985 – Abril/20 – Material destinado a pacientes

 

Matérias Relacionadas

Veja todos