Voltar para o topo

É possível ter diabetes e ser saudável?

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser muito assustador, principalmente por ser uma doença que não tem cura. Entretanto, o diabetes é controlável. Além dos tratamentos modernos e mais eficientes disponíveis hoje, com algumas mudanças de hábitos é possível manter uma vida saudável.

Se você está passando por isso, preste atenção nas dicas e informações que o Programa FazBem separou!


Para que o diabetes esteja sob controle e não gere complicações para a sua saúde, é muito importante que você aceite a condição e esteja comprometido de maneira efetiva e constante. O abandono ou a falta de adesão ao tratamento prolongado é o principal motivo que faz o diabetes oscilar e, muitas vezes, descompensar e provocar consequências mais graves como um infarto, problema renal ou de retina.


Ter diabetes não quer dizer que você só vai ter que comer coisas sem graça. Você precisa comer algo que te faça feliz, dê prazer e alimente as necessidades do seu corpo. Lembre-se que é um processo de adaptação. Procure encontrar dicas úteis, orientações profissionais e planos de dieta que melhor se adaptem ao seu estilo de vida. Uma dica é baixar é conferir os vídeos incríveis que o Programa FazBem preparou com as receitas saudáveis do chefe João Alcântara.

O segredo é encontrar atividades que você gosta de fazer e realizá-las com uma frequência. Começar é o primeiro passo. As atividades físicas são aliadas importantíssimas no controle do diabetes. Em breve, teremos novidades aqui no Programa FazBem que vão te apoiar nessa caminhada. Acompanhe o FazBem para não perder!


É recomendado que você e as pessoas que vivem próximas a você aprendam o máximo possível sobre o diabetes, as abordagens e terapias médicas e opções de estilos de vida mais saudáveis. Quanto mais informado você estiver, mais controle terá.

Conviver com o diabetes pelo resto da vida pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas também não precisa ser olhado como um fardo a ser carregado. Com a ajuda dos tratamentos prescritos, você pode aprender a controlar sua condição e ter uma vida longa com saúde e bem-estar!

 

 

 

Referências:
https://www.diabetes.org/diabetes 
https://www.diabetes.org/diabetes/treatment-care 
https://www.diabetes.org.br/publico/viva-sauda/vel-com-diabetes#:~:text=E%20com%20controle%20%C3%A9%20poss%C3%ADvel,apenas%20com%20esses%20tr%C3%AAs%20fatores
Icons by The Noun Project
BR-10636. Material destinado a pacientes. Nov/2020

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Veja todos