Voltar para o topo

Faz bem fazer exercícios físicos durante o tratamento de câncer de pulmão?

Tênis de esporte, tapete de exercícios, alteres e garrafinha de água

Ao ser diagnosticado com câncer de pulmão, é muito comum que o paciente ache que deve se movimentar o mínimo possível para não sobrecarregar sua capacidade respiratória.

Se você está passando por isso, é hora de repensar esse conceito e aproveitar os benefícios que as atividades físicas podem trazer para o seu tratamento.

Pesquisas realizadas pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) indicam que essa prática ajuda a reduzir significativamente a fadiga, auxilia a manter a massa muscular, o condicionamento, além de fortalecer os ossos.

Tratamentos como a quimioterapia, radioterapia, cirurgia e outros podem trazer efeitos colaterais que incomodam e afetam muito a qualidade de vida dos pacientes de câncer de pulmão. Nesse caso, a prática de atividades físicas pode trazer outros benefícios como a diminuição do estresse, náuseas, constipação, além de melhorar possíveis sintomas de depressão e aumentar o apetite.

Acompanhamento médico sempre - câncer de pulmão

Converse com seu médico para estabelecer uma rotina de exercícios, como um período de 30 minutos ao dia de caminhadas, por exemplo. A indicação dos exercícios vai partir de uma série de fatores, como presença ou não de doenças crônicas ou de dor na coluna e no joelho.
Comece aos poucos e siga o seu ritmo. Conforme sentir-se melhor, aumente o tempo até alcançar a meta estabelecida com o seu médico.

Procure viver bem e trazer atividades que melhorem a sua qualidade de vida, mesmo com uma rotina rígida de tratamento. Conte com o apoio do seu médico, da sua família e sinta-se bem seguindo as dicas disponíveis no nosso blog!

 

 

 

 

 

Referências:
www.everydayhealth.com/lung-cancer/living-with/greatreasons-lungcancer-patients-quit-smoking/
Acessado em 10/10/2018

Cataldo JK, Dubey S, Prochaska JJ. Smoking Cessation: An Integral Part of Lung CancerTreatment. Oncology. 2010;78(5- 6):289-301.
www.cancer.org/treatment/survivorship-during-and-aftertreatment/stayingactive/nutrition/nutrition-during-treatment/once-treatmentstarts.html
Acessado em 10/10/2018
www.esmo.org/Press-Office/Press-Releases/physical-activity-lung-cancer-Tran-Wiskermann
Acessado em 19/11/2019
Imagem: Freepik
Icons by The Noun Project

BR-11221 Dezembro/2020
Material destinado a pacientes