Voltar para o topo

O que é a Asma Grave Eosinofílica e como é o tratamento?

 Você sabia que existem diversos tipos e gravidades de asma? Um dos subtipos que é pouco conhecido, mas tende a ser grave é a asma eosinofílica, muito comum em pessoas que desenvolvem a doença na idade adulta. Segundo dados publicados, estima-se que 40% das pessoas com asma grave são diagnosticadas com esse tipo de asma.

Parece complicado? Fique tranquilo que a gente te explica melhor sobre esse subtipo da asma a seguir.

Vamos começar esclarecendo que todas as pessoas possuem eosinófilos. Eles fazem parte dos nossos glóbulos brancos, que por sua vez fazem parte do nosso sistema imunológico. Um número elevado de eosinófilos pode causar inflamação das vias aéreas, o que pode ocasionar os sintomas e crises de asma.

 A causa da asma eosinofílica ainda é desconhecida, apesar de ser um subtipo grave, ela tem tratamento por meio de medicamentos, exercícios e medidas de monitoramento do ambiente que vão auxiliar a administrar os sintomas, podendo até levar a redução da quantidade de eosinófilos nas vias aéreas e no controle da respiração.

 Em geral, o tratamento pode ser feito com corticosteroides inalatórios e/ou orais. Entretanto, nos casos em que os sintomas são resistentes a essas terapias, o paciente, junto a seu médico, pode procurar novos recursos e produtos biológicos.

 Lembrando que somente o médico pode indicar o melhor tratamento para o seu caso e, que pacientes com asma grave eosinofílica, assim como outros subtipos de asma, precisam de acompanhamento médico contínuo para controlar a doença.

A Asma é uma doença inflamatória. Por isso, é necessário tratar a inflamação, que é a causa da doença, para ter um melhor controle da doença. Se sentir necessidade de usar a sua medicação de resgate mais que 3X/semana, procure seu médico, talvez seja necessário ajustar seu tratamento.

   

 

  

 

 
Referências:
https://apfed.org/about-ead/eosinophilic-asthma/
https://www.fasenra.com/what-is-eosinophilic-asthma.html
https://www.asthma.org.uk/advice/severe-asthma/diagnosing-severe-asthma/how-is-severe-asthma-diagnosed/
BR-10929. Material destinado a pacientes. Nov/2020