Voltar para o topo

Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma síndrome na qual ocorrem alterações persistentes na estrutura e/ou função dos rins com implicações na saúde do indivíduo. Em março é comemorado o Dia Mundial do Rim, para nos lembrar desses pequenos órgãos que são fundamentais para nossa saúde. 

Na maioria das vezes, a Doença Renal Crônica é assintomática e diagnosticada tardiamente. Existem 5 estágios de DRC, sendo eles:




Existem dois exames laboratoriais que seu médico poderá solicitar para avaliar sua saúde renal:  -


1. Função renal = CREATININA no sangue

Através da dosagem da creatinina sérica e posterior cálculo da Taxa de Filtração Glomerular Estimada TFGe) podemos estimar quanto os rins estão filtrando o sangue!  Uma TFGe menor que 60 ml/min/1,73m2 por mais de 3 meses caracteriza DRC.



2. Lesão Renal = Albumina na urina

Albuminuria é uma medida da quantidade de proteína na urina. À medida que a função renal piora, mais proteína pode vazar para a urina. Portanto, quanto maior a albuminuria, maior a lesão renal. Albuminuria =30mg/g é um alerta para lesão renal.

DRC é definida por qualquer uma desses dois exames alterados por mais de 3 meses.

Este material é destinado para fins informativos e não substitui o aconselhamento ou tratamento médico. Consulte o seu médico sobre o seu diagnóstico específico, tratamento, dieta e questões de saúde. Se você é um profissional da área de saúde e precisa de mais informações, entre em contato conosco, ACESSE O PORTAL

Autores: Paula Felicio e Cinthia Montenegro.




Referências:

1- Shlipak MG et al. Kidney Int. 2021;99:34-47; 2. Kidney Disease: Improving Global Outcomes. Kidney Int Suppl. 2013;3:1-150

2- Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO). KDIGO 2012 Clinical Practice Guideline for the Evaluation and Management of Chronic Kidney Disease. Kidney Int. 2013;3(1):1-150.