Voltar para o topo

Pessoas com deficiência podem praticar atividade física? Entenda




Você já ouviu falar que pessoas com deficiência não podem praticar esportes ou se exercitar? Isso é muito comum quando olhamos para um cenário capacitista, ou seja, que reforça o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, como as físicas, visuais, auditivas, intelectuais, entre outras.1


Porém, calma: não é porque isso já passou na sua cabeça, ou na de alguém que você conhece, que esse pensamento não pode mudar. Aliás, é para isso que estamos aqui. 


Vamos ficar por dentro do assunto e entender como os exercícios agem na vida de pessoas com deficiência?


Benefícios das atividades físicas para pessoas com deficiência


Para muitas Pessoas Com Deficiência (PcD), a ideia de praticar exercícios físicos pode parecer desafiadora ou inacessível. No entanto, é fundamental destacar que o esporte e a atividade física têm um papel significativo na saúde, já que o sedentarismo pode ser, até mesmo, um fator agravante para problemas no coração ou respiratórios.2


Segundo o Ministério da Saúde,2 respeitar as diferenças de cada um e fazer adaptações adequadas pode resultar em uma série de benefícios, como:




Mitos e verdades sobre esportes ou exercícios físicos para pessoas com deficiência


Quando se trata de atividades físicas para PcD, muitos têm dúvidas e ideias erradas sobre o assunto. Mas estamos aqui para descomplicar! 


Vamos descobrir juntos se o que falam por aí é real ou não?


1. Atividades físicas podem agravar a condição de uma pessoa com deficiência

MITO - Com a orientação correta e ajustes adequados, a atividade física pode ser segura e benéfica para pessoas com deficiência, melhorando a saúde física e mental.2 Além disso, ela pode ajudar a ganhar mais independência funcional - o que significa uma maior autonomia nas atividades diárias.


2. Todas as pessoas com deficiência devem praticar o mesmo tipo de esporte

MITO - Assim como pessoas sem deficiência, as preferências e habilidades esportivas variam. Cada um deve escolher um esporte ou atividade com base em suas capacidades individuais. Quem gosta de água pode ir pra natação ou pro remo. Já quem é fã das quadras pode se aprimorar no basquete ou no vôlei, por exemplo.


3. Existem várias modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência

VERDADE - Essas opções são fundamentais para permitir que as PcD encontrem as atividades mais compatíveis com suas habilidades e paixões individuais. A inclusão no esporte é uma forma de valorizar a diversidade de talentos, permitindo que todos tenham a chance de aproveitar os benefícios físicos, mentais e sociais oferecidos.


4. Atividades físicas podem melhorar a autoestima de pessoas com deficiência 

VERDADE - O sucesso nessa área pode aumentar a autoconfiança, causando um impacto positivo em todas as áreas da vida.3 No entanto, não é só isso: apenas a participação já oferece oportunidades para construir relacionamentos, formar comunidades inclusivas e promover a conscientização sobre a diversidade, tanto para pessoas com deficiência quanto para aquelas sem deficiência.



Esportes recomendados para pessoas com deficiência


Você já imaginou que exercícios ou esportes para pessoas com deficiência são 'chatos' ou limitados? Então, saiba que a realidade é bem diferente! 


Além das atividades tradicionais, como corrida e musculação, existem várias outras opções adaptadas para incluir e atender às necessidades e desejos de cada PcD:4


Pessoas com deficiência física

  • Basquete em cadeira de rodas;

  • Ciclismo adaptado;

  • Vôlei sentado.


Pessoas com deficiência visual

  • Golbol;

  • Judô;

  • Futebol de cinco.


Pessoas com deficiência intelectual

  • Tênis de mesa;

  • Natação;

  • Atletismo.


Pessoas com deficiência auditiva 

  • Tênis de quadra;

  • Hipismo;

  • Esportes motorizados.


Como inserir pessoas com deficiência no esporte?


Nessa hora, o mais importante é realizar uma avaliação médica completa. Isso ajuda a entender como as habilidades de cada PcD se encaixam na atividade esportiva escolhida e se ela foi adaptada o suficiente.


Contar com a orientação de um profissional especializado ajuda a avaliar questões relacionadas ao coração, respiração, circulação, mobilidade e outros possíveis riscos ligados à prática esportiva.


O Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, oferece informações essenciais sobre atividade física para pessoas com ou sem deficiência, sendo um ótimo ponto de partida para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável.


Lembre-se de que o FazBem está aqui para dar dicas de hábitos saudáveis que complementam seu dia a dia, apoiando sua saúde em todas as áreas necessárias. 


Referências:

1. SERON, Bruna Barboza et al. O Esporte para Pessoas com Deficiência e a Luta Anticapacitista - Dos Estereótipos sobre a Deficiência à Valorização da Diversidade.

Disponível em: <https://www.scielo.br/j/mov/a/cJjHyJZJ9749ZxDV3RffNTs/>. Acesso em: 13 set. de 2023.

2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. A Importância da Atividade Física para Pessoas com Deficiência.

Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/a-importancia-da-atividade-fisica-para-pessoas-com-deficiencia/>. Acesso em: 13 set. de 2023.

3. WELLICHAN, Danielle Da Silva Pinheiro; DOS SANTOS, Marcella Garcia Ferreira. UNESP - Revista de Teses Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atividade Física Adaptada para a Pessoa com Deficiência: o Crossfit Adaptado para um Grupo com Cadeirantes e Amputados.

Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12700/>. Acesso em: 13 set. de 2023.

4. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. O Esporte Adaptado.

Disponível em: <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/o-esporte-adaptado/>. Acesso em: 13 set. de 2023.


BR-26995. Material destinado a todos os públicos