Voltar para o topo

Cólica renal: como surge e quais cuidados tomar


Causada pelo deslocamento de pedras no trato urinário, a cólica renal é um sintoma típico da presença de pedras nos rins ou cálculos renais e é conhecida como uma condição bastante dolorosa(1)

Veja como prevenir a formação de cálculos e como agir, no caso de cólicas renais.  


Formação do cálculo renal

O cálculo renal é formado por minerais presentes na urina que se cristalizam e se unem, formando as estruturas que conhecemos popularmente como pedras nos rins(2, 3)

Em geral, essas pedras se formam quando a urina fica muito concentrada, o que permite que os minerais presentes na urina se cristalizem(3)


Pedra nos rins: fatores de risco

Vários fatores podem estar associados ao desenvolvimento dos cálculos renais, incluindo(2)

  • Hereditariedade

  • Obesidade

  • Sedentarismo

  • Dieta rica em proteínas e sal

  • Baixa ingestão de líquidos.


Fatores ambientais, como temperaturas muito quentes, também podem elevar a incidência das pedras nos rins, uma vez que o aumento da transpiração, aliado a uma hidratação inadequada, tende a favorecer o acúmulo de cristais na urina(4)


Quais os sintomas da cólica renal?

A cólica renal costuma aparecer de repente e pode estar localizada inicialmente na região lombar e irradiar para um dos flancos(2). À medida que a pedra se desloca pelo trato urinário, a intensidade da dor pode diminuir ou aumentar(3)

A cólica renal também pode vir acompanhada de outros sintomas(2, 3) como: 

  • Náusea e vômito

  • Febre e calafrios

  • Mudança na coloração da urina

  • Redução do fluxo urinário

  • Necessidade de urinar com frequência

  • Sensação permanente de bexiga cheia


Depois que o cálculo sai do ureter e entra na bexiga, a cólica renal diminui quase que imediatamente. A partir daí, a pedra é expelida pelo corpo por meio da urina(5)

A eliminação da pedra pela urina pode ou não ser dolorosa, dependendo do tamanho do cálculo (3). 

Por isso, é importante fazer uma avaliação médica. Em alguns casos, pode ser necessário realizar a remoção cirúrgica do cálculo(3)


Como aliviar a cólica renal? 

A cólica renal acontece enquanto o cálculo se desloca pelo trato urinário e é preciso lidar com o desconforto da dor desde o seu surgimento até a eliminação das pedras(5)

Durante as crises agudas de cólica renal, é importante evitar o consumo excessivo de água, uma vez que o acúmulo da urina nos rins pode aumentar a pressão sobre o órgão e intensificar a dor(1)

Além disso, busque atendimento médico se houver cólica renal.


Leia também: Fatos interessantes sobre os rins 


Guia de cuidados

A melhor maneira de evitar as cólicas de uma vez por todas é prevenir a formação dos cálculos renais e pequenas mudanças no estilo de vida têm um papel fundamental na prevenção(6).


 Veja as dicas:  


Beba líquido ao longo do dia

É importante manter-se hidratado por meio da ingestão de água e de sucos cítricos, que possuem uma substância que ajuda a bloquear a formação de cálculos(4,5)


Reduza o consumo de sal e de proteína animal

Opte por uma dieta pobre em sal. É possível substituir o sal por outros condimentos e temperos naturais, por exemplo(4,6).

Limite também a ingestão diária de carnes, pois o consumo excessivo da proteína animal favorece a formação dos cálculos(5)


Diminua a ingestão de alimentos ricos em oxalato

Alguns alimentos são ricos em oxalatos, que podem favorecer a formação de cálculos(6). Confira a lista dos alimentos que devem ser consumidos com moderação(6):

    • não selecionada

      Beterraba

    • não selecionada

      Quiabo

    • não selecionada

      Espinafre

    • não selecionada

      Acelga

    • não selecionada

      Batata-doce

    • não selecionada

      Nozes

    • não selecionada

       Chás

    • não selecionada

      Chocolate

    • não selecionada

      Pimenta-preta

    • não selecionada

      Produtos à base de soja


    Lembre-se de que as cólicas renais são passageiras e a melhor maneira de evitar que elas surjam é por meio da mudança de alguns hábitos!


    Saúde renal e diabetes

    Se você sofre com diabetes, precisa redobrar os cuidados com a saúde dos rins(7). A doença pode causar problemas renais que levam à necessidade de diálise(8).

    Conheça a calculadora de risco renal para avaliar a saúde dos seus rins e prevenir o surgimento de complicações. Mas lembre-se que essa calculadora não é uma ferramenta de diagnóstico e não substitui o aconselhamento com um profissional de saúde.


    Acompanhe os conteúdos do blog do FazBem para conhecer outras dicas de saúde!


    Referências

    1) Drauzio Varella. Pedra nos rins (Cálculo renal). Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/pedra-nos-rins-calculo-renal/. Último acesso em: 27.09.2023. 
    2) Sociedade Brasileira de Urologia. Pedra nos rins. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/pedra-nos-rins/. Último acesso em: 27.09.2023. 
    3) Mayo Clinic. Kidney stones - Symptoms and Causes. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/kidney-stones/symptoms-causes/syc-20355755. Último acesso em: 27.09.2023. 
    4) Sociedade Brasileira de Urologia. Verão: incidência de pedras nos rins aumenta 30%. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/release/verao-incidencia-de-pedras-nos-rins-aumenta-30/. Último acesso em: 27.09.2023. 
    5) Harvard Health Publishing. How to pass a kidney stone & 5 tips to prevent them. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/5-things-can-help-take-pass-kidney-stones-2018030813363. Último acesso em: 27.09.2023.
    6) Mayo Clinic. Kidney stones - Diagnosis and treatment. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/kidney-stones/diagnosis-treatment/drc-20355759. Último acesso em: 27.09.2023. 
    7) Sociedade Brasileira de Nefrologia. O que você precisa saber sobre diabetes? Disponível em: https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/diabetes-mellitus-diabetes/. Último acesso em: 27.09.2023.
    8) Sociedade Brasileira de Diabetes. Doença renal do diabetes. Disponível em: https://diretriz.diabetes.org.br/doenca-renal-do-diabetes/. Último acesso em: 27.09.2023.

    BR-27158. Material destinado a todos os públicos. Nov/2023.