Voltar para o topo

4 segredos da longevidade nas blue zones



Você já ouviu falar das blue zones? Essas são cinco regiões do planeta onde as pessoas vivem mais tempo e com mais saúde do que a média mundial.1 


Intrigados por esse fenômeno, alguns pesquisadores dedicaram anos a estudar o estilo de vida dessas comunidades e descobriram quatro segredos simples, mas poderosos, que podem te ajudar a viver uma vida mais longa e plena.1


Neste artigo, nós vamos te contar quais são e te mostrar como você pode incorporá-los no seu dia a dia para construir uma vida com mais qualidade e bem-estar. Vem com a gente!


Faça do movimento sua rotina

Nas blue zones, o movimento faz parte da rotina diária. Isso quer dizer que essas pessoas não precisaram necessariamente ir à academia ou se exercitar por horas.1


Elas se movem naturalmente no dia a dia, seja caminhando, jardinando, trabalhando no campo ou cuidando dos animais. O que não significa, por exemplo, que praticar um esporte não seja indicado, mas sim que dá pra simplificar a atividade física.1 


Algumas formas de fazer isso são:

  • Substitua o elevador pelas escadas;2

  • Vá a pé ou de bicicleta para lugares próximos;2

  • Faça tarefas domésticas com energia;2

  • Dance ao som da sua música favorita;2

  • Passeie com seu pet.2


Leia mais: Diga adeus ao sedentarismo! Saiba como se tornar ativo de forma saudável


Alimente-se com sabedoria

A alimentação nas blue zones é rica em vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas.1 


As pessoas também praticam a regra dos 80%, parando de comer quando se sentem 80% satisfeitas.1


Essas dicas são bem especiais, mas vale um alerta: sempre que o assunto for comida, o ideal é consultar-se com um nutricionista. Isso porque algumas condições de saúde demandam orientações específicas.


Então, abaixo traremos algumas sugestões que cuidam da sua saúde, mas qualquer outra decisão precisa envolver um profissional, combinado?


  • Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras;1

  • Opte por grãos integrais no lugar dos refinados;1

  • Consuma proteínas magras, como peixe, frango e leguminosas;1

  • Limite o consumo de ultraprocessados;2

  • Beba bastante água;2

  • Coma com atenção e consciência, sem distrações.1


Cultive seus relacionamentos

Nas blue zones, as pessoas têm fortes laços familiares e comunitários. Ou seja, são indivíduos que se apoiam mutuamente, celebram juntos e se sentem parte de algo maior.1 Para isso, experimente:


  • Passar tempo com seus familiares e amigos;1

  • Participar de grupos e atividades sociais;1

  • Oferecer apoio a quem precisa quando necessário.1


Busque um propósito e um significado

As pessoas nas blue zones têm um senso de propósito claro na vida. Isso significa que, no dia a dia, mais do que cumprir demandas e responsabilidades da vida, elas se sentem úteis e engajadas em algo que lhes dá significado.1


Existem algumas formas para chegar lá - e isso varia bastante de pessoa para pessoa -, mas trouxemos algumas ideias que podem ser um bom começo:


  • Explore quais são os valores que te movem;3

  • Veja se seu dia a dia combina com seus valores;3

  • Preocupe-se mais com o que você sente do que com o que estão pensando;3

  • Esteja aberto a mudar quando for preciso.3


Lembre-se: adotar esses ensinamentos não é uma mudança da noite para o dia - e nós sabemos disso. Por isso, seja compreensível consigo mesmo e comece com pequenos passos. Para, então, ir construindo hábitos ainda mais saudáveis. 


E aí, gostou das dicas? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares para que eles também possam se beneficiar desse conteúdo!


Referências:

1. Roundtable on Population Health Improvement; Board on Population Health and Public Health Practice; Institute of Medicine. Business Engagement in Building Healthy Communities: Workshop Summary. Washington (DC): National Academies Press (US); 2015 May 8. 2, Lessons from the Blue Zones®. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK298903/
2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de atividade física para a população brasileira. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/ecv/publicacoes/guia-de-atividade-fisica-para-populacao-brasileira/view. Acesso em: 12 jul 2024.
3. MAYO CLINIC. Does purpose play a positive role in mental health?. Disponível em: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/purpose-and-mental-health. Acesso em: 19 jul 2024.


BR-33956. Material destinado a todos os públicos. Ago/2024