Voltar para o topo

Os ovários são glândulas femininas responsáveis pela produção e armazenamento dos óvulos e hormônios femininos (estrógeno e progesterona), que estão localizados na região da pelve. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registrou 6.150 novos casos de câncer de ovário no ano de 2018. O câncer de ovário afeta uma a cada 71 mulheres, principalmente as que estão na faixa entre os 50 e 60 anos. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da paciente.

Referências:

[1] https://www.bp.org.br/centros-de-especialidades/oncologia/doencas/cancer-do-ovario
[2] https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-ovario

Geralmente de origem desconhecida, a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos/leucócitos, células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea.

A medula óssea é um tecido esponjoso que envolve os ossos, costelas, bacia e crânio, sendo popularmente conhecida por tutano. Ela é responsável pela fabricação de todas as nossas células sanguíneas.

De acordo com dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, por ano, mais de 10 mil novos casos de leucemia sejam registrados no Brasil.

As leucemias podem ter vários tipos que se diferenciam de acordo com a velocidade que a doença evolui e se torna grave. As mais comuns são a leucemia linfoide aguda ou crônica (originária dos linfócitos) e a leucemia mieloide aguda ou crônica (originária dos neutrófilos). Conforme a gravidade da doença, elas podem ser agrupadas em:

  • Crônicas: se desenvolvem de forma mais lenta. Quando o número de células leucêmicas aumenta, o paciente apresenta inchaço nos linfonodos (ínguas) ou infecções.
  • Aguda: o número de células leucêmicas cresce de maneira rápida e a doença agrava-se num curto intervalo de tempo.

Referências: [1] https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia [2] https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/tipos-cancer/leucemia BR-7310 - Expiration Date: 25/11/2021

Prevenir

Quando o assunto é doença crônica, o melhor caminho é prevenir. 80% das doenças do coração, derrames e diabetes tipo 2 e 40% dos cânceres podem ser prevenidos.
O FazBem acredita na sua autonomia e capacidade de assumir o desafio da prevenção das doenças crônicas e das suas complicações. Veja alguns conteúdos que podem ajudar:

Veja todos

Entender

Você já teve um problema elétrico em casa e não fazia ideia do que o eletricista estava falando ou, talvez, foi ao mecânico e não soube explicar o que estava acontecendo com o seu carro?
Trazemos informações confiáveis e revisadas pelo nosso time médico sobre a sua saúde para você nunca se sentir assim quando chegar a um consultório e para que sua adaptação às mudanças de estilo de vida seja mais tranquila.

Veja todos

Cuidar

Quantas vezes você cuida de si mesmo no seu dia a dia? O autocuidado com a sua saúde física e mental é essencial para o seu tratamento, bem-estar e qualidade de vida.
Adote o autocuidado na sua rotina com a ajuda dos conteúdos do FazBem!

Veja todos

Cadastre-se e tenha acesso a nossos conteúdos especiais

Veja mais

Conteúdos Exclusivos

Ver todos

Vídeos e Podcasts

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Stet clita kasd gubergren, no sea takimata sanctus est Lorem ipsum dolor sit amet.

Veja todos

Vídeos e Podcasts

Veja todos