Voltar para o topo

3 lesões comuns causadas pela corrida e como evitá-las


A corrida vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo(1) e é fácil entender o motivo. Afinal, a atividade é acessível e flexível. 

O esporte, no entanto, pode provocar lesões que levam ao afastamento intermitente dos treinos. Por isso é importante conhecer as lesões mais comuns na corrida e como evitá-las(2)

Corrida é sinônimo de saúde física e mental

A prática regular do exercício atua na regulação do sono, do humor e na prevenção dos riscos associados às doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e até certos tipos de câncer(3), e ainda traz benefícios para a saúde mental dos praticantes. 

Os exercícios físicos em geral favorecem a liberação de endorfina e dopamina no organismo, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, mas durante a prática da corrida um outro hormônio (chamado endocanabióide) também é liberado.

Essa substância em especial atua na melhora do humor, na redução da ansiedade e produz uma sensação de calma(4).

Apesar de tantos benefícios, mais de 80% dos atletas amadores de corrida podem sofrer lesões em razão dos treinos(2). Algumas das mais comuns estão reunidas a seguir. 


1. Lesão por esforço repetitivo (LER)

A tendinite patelar é uma lesão por esforço repetitivo (LER) causada pelo uso excessivo do joelho que acomete o tendão patelar (responsável por conectar a rótula à tíbia). 

O problema acontece quando a contração dos músculos das pernas e o impacto com o solo durante a corrida pressionam o tendão. A repetição contínua do estresse provoca uma inflamação no tendão(5)

Os sintomas incluem dor e sensibilidade na patela, além de dor ao caminhar, correr ou pular, esticar ou dobrar as pernas. Também pode haver inchaço do joelho(5)


2. Síndrome da Banda Iliotibial 

A banda iliotibial é feita de um tecido fibroso que conecta os músculos das nádegas à porção superior da tíbia (canela). 

Quando a musculatura do glúteo não é forte o suficiente para suportar a carga de treinos a sobrecarga na banda iliotibial, provoca uma inflamação no local chamada de Síndrome da Banda Iliotibial(6)

Nesses casos, a dor costuma se apresentar na lateral do quadril ou na parte externa dos joelhos(6)


3. Joelho de corredor

Também chamado de Síndrome Patelofemoral, o joelho de corredor tem múltiplas causas, mas costuma ser provocado por uma fraqueza ou um desequilíbrio na musculatura do quadríceps ou pela pisada(7)

A postura ao correr, a forma como o corpo aterrissa no chão ou o jeito de movimentar os joelhos pode exercer uma pressão adicional sobre a rótula, desgastando a articulação dos joelhos(7)

A Síndrome Patelofemoral costuma provocar sensibilidade ao redor da patela ou logo abaixo das rótulas, e ainda pode haver dor ou uma espécie de rangido na movimentação dos joelhos(7)


Mas como evitar tudo isso? Vamos descobrir a seguir.


Lesão no joelho: prevenção é o melhor remédio

A maioria das lesões em corredores é provocada por fraqueza muscular, erros nos métodos de treinamento e o uso de tênis inadequados. 

Para reduzir os riscos de lesão, invista em alguns cuidados(8).

Força e flexibilidade muscular 

A falta de flexibilidade muscular e a fraqueza dos membros inferiores estão associadas a um risco maior de lesões. Por isso é importante aderir aos exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para praticar corrida(8)

Os exercícios de alongamento devem ser realizados antes e após os treinos, e é importante aquecer os músculos antes de começar, pois isso também aumenta a flexibilidade dos tecidos musculares(8)

Aumente a carga de treino gradativamente

Muitas lesões ocorrem quando novos terrenos são introduzidos ao treino e por sobrecarga(8). Assim:

  • não selecionada

    Evite exageros;

  • não selecionada

    Aumente a intensidade devagar;

  • não selecionada

    Insira os pequenos "obstáculos" aos poucos;

  • não selecionada

    E preste atenção onde pisa ao correr por novas rotas. 

Quer exemplos práticos disso?

Comece com uma subida curta e com uma inclinação pequena. Aumente a distância gradativamente e só então passe para subidas mais íngremes. Dê tempo para que o corpo se adapte à carga de exercícios(8)

Escolha bem seus tênis de corrida 

Hoje em dia, existem calçados específicos para cada tipo de pisada. 

Esses tênis possuem combinações específicas de suporte e estabilidade projetadas para os diferentes tipos de marcha e terreno. 

Muitas lojas de calçados estão adaptadas para avaliar a pisada do corredor e recomendar o tênis capaz de otimizar a biomecânica da sua corrida(8)


Tratamento das lesões

Se, apesar de todos os cuidados, a lesão aparecer, é preciso tratá-las.

 O ideal é interromper os treinos de corrida em casos de suspeita ou dor e buscar um médico para o correto diagnóstico da lesão(9)

Na maioria dos casos, as lesões são tratadas com repouso, o uso de medicamentos (quando indicados pelo médico) e fisioterapia, dispensando a necessidade de cirurgia(9)


Quer ver mais dicas de saúde? Continue a navegar pelo blog do FazBem!


Referências: 

1) World Athletics. New research reveals running boom during Covid-19 pandemic. Disponível em: https://worldathletics.org/news/press-releases/global-running-day-research-nielsen. Último acesso em: 26.09.2023.

2) Revista Brasileira de Ortopedia. Lesões em praticantes amadores de corrida. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/rbo.org.br/pdf/50-5-port/9%20RBO%20948.pdf. Último acesso em: 26.09.2023.

3) Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf. Último acesso em: 26.09.2023.

4) Johns Hopkins Medicine. The Truth Behind 'Runner's High' and Other Mental Benefits of Running. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/the-truth-behind-runners-high-and-other-mental-benefits-of-running. Último acesso em: 26.09.2023.

5) Johns Hopkins Medicine. Patellar Tendonitis (Jumper's Knee). Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/patellar-tendonitis-jumpers-knee. Último acesso em: 26.09.2023.

6) Revista De Fisioterapia Desportiva. A Síndrome Da Banda Iliotibial em Corredores. Disponível em: <https://revfisiodesp.pt/artigos/sindrome-banda-iliotibial-corredores/. Último acesso em: 26.09.2023.

7) Johns Hopkins Medicine. Patellofemoral Pain Syndrome (Runner's Knee). Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/patellofemoral-pain-syndrome-runners-knee. Último acesso em: 26.09.2023.

8) National Library of Medicine. Preventing running injuries. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2214294/pdf/14526862.pdf. Último acesso em: 26.09.2023.

9) Yale Medicine. Running Injuries. Disponível em: https://www.yalemedicine.org/conditions/running-injury. Último acesso em: 26.09.2023.


BR-27347. Material destinado ao público geral. Set/2023