Voltar para o topo

Lúpus: por que é tão difícil fazer o diagnóstico?

O lúpus, também chamado de lúpus eritematoso sistêmico (LES), é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar muitos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro(1)

A doença é crônica e não tem cura, mas se for bem controlada pode entrar em remissão, tornando-se até mesmo assintomática(2)


Como saber se tenho lúpus?

Como os sintomas da doença são muito variados, eles podem ser indicativos de outras condições médicas, dificultando o diagnóstico da doença(3)

Para complicar ainda mais o reconhecimento do lúpus, seus sintomas podem surgir rapidamente ou apresentar uma lenta progressão. Podem ser graves ou moderados, temporários ou permanentes. No entanto, na maioria das vezes, os sintomas surgem esporadicamente, caracterizando crises(1).




Um sintoma importante e que merece destaque é o rash cutâneo que afeta quase a metade dos portadores de lúpus com manifestações cutâneas. O rash se caracteriza por uma lesão avermelhada com a forma de uma borboleta sobre as bochechas e a ponta do nariz(1)


Mas, apesar de todas essas informações, é importante lembrar que apenas um médico pode realizar o diagnóstico. Portanto, na presença de quaisquer sintomas consulte um especialista.


Leia também: Lúpus e nutrição: alimentos que podem ajudar a controlar os sintomas


Quais são as causas do lúpus

Até o momento, as causas do lúpus são desconhecidas, mas acredita-se que a combinação de fatores genéticos, hormonais, infecciosos e ambientais desempenham um importante papel no seu desenvolvimento(1,2).

O diagnóstico é feito pelo médico reumatologista com base na identificação dos sintomas e em análises de sangue e urina que podem confirmar a doença. 


Como é o tratamento do lúpus

A doença não tem cura e o objetivo dos tratamentos conhecidos até agora é controlar os sintomas nas fases mais ativas da doença(2) para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras. 

O tratamento deve ser individualizado e consiste essencialmente no uso de medicamentos para controlar as alterações causadas pela doença, como dores, febre e inchaço nas pernas, por exemplo(2)

Em casos mais graves, podem ser usados imunossupressores para diminuir a resposta do sistema imunológico(1)


É possível prevenir o lúpus? 

Embora não seja possível prevenir o lúpus, é viável tratar os sintomas provocados pela doença com o uso de medicamentos. 

Além disso, é possível identificar os fatores que levam ao desencadeamento das crises e evitá-los. A exposição à radiação ultravioleta do sol, por exemplo, pode estimular as crises em algumas pessoas. Se este for o seu caso, use fotoprotetores e chapéus(2,4)

A prática de exercícios físicos regulares e a adoção de uma dieta balanceada também são recomendadas(2)

Além disso, é importante realizar o acompanhamento periódico da doença junto a um médico reumatologista. 


Confira mais informações sobre os cuidados com a saúde no blog do FazBem!


Referências: 

1) Ministério da saúde. Lúpus. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/l/lupus. Último acesso em: 27.09.2023.
2) Sociedade Brasileira de Reumatologia. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) - Cartilha da SBR. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/lupus-eritematoso-sistemico-les-cartilha-da-sbr/. Último acesso em: 27.09.2023.
3) Ministério da Saúde. O que é Lúpus, seus sintomas, consequências e tratamento? Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/o-que-e-lupus-seus-sintomas-consequencias-e-tratamento/. Último acesso em: 27.09.2023.
4) Ministério da Saúde. Lúpus. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/lupus/. Último acesso em: 27.09.2023.


BR-27500. Material destinado ao público geral. Dez/2023