Voltar para o topo

Dia Mundial do Sono: porque dormir FazBem!

O que poderia ser mais inspirador do que uma boa noite de sono? Ele é essencial para a nossa saúde e, ao longo desse post, mostraremos o quanto impacta no nosso corpo e mente.

De acordo com a definição do dicionário, o sono é um estado fisiológico periódico, caracterizado pela interrupção transitória e reversível do estado de vigilância, pelo relaxamento natural dos músculos, pela diminuição da atividade sensorial e da atividade cerebral, durante o qual o organismo se recupera da fadiga. 1

O Dia Mundial do Sono foi criado nos Estados Unidos, com o intuito de conscientizar sobre a importância do sono para a qualidade de vida. Desde 2008, o Brasil relembra a data e reforça a necessidade de um sono adequado para se evitar acidentes, melhorar o humor e até mesmo favorecer o aprendizado. Em 2023, a celebração acontecerá no dia 17 de março. 2

Existem muitas razões pelas quais o sono é essencial para a saúde. Uma das principais é que o sono fortalece o nosso sistema imunológico, reduz problemas cardiovasculares, além de melhorar o humor e reduzir o estresse. 3, 4

A importância do sono na qualidade de vida

Dormir é algo tão natural quanto respirar. É um processo natural do corpo e tem um papel essencial no desenvolvimento do ser humano. Desde os primeiros momentos de vida, a qualidade do sono está diretamente relacionada a incrementos importantes no processo cognitivo. 4

A Associação Brasileira de Sono afirma que a duração do sono em fase adulta deve ser entre 6 e 10 horas. Estudos indicam, ainda, o surgimento de doenças em casos de sono de curta e longa duração.

Há, também, fortes indícios de que um sono de má qualidade traz malefícios à saúde. Entre os problemas mais comuns estão: falta de imunidade, obesidade, depressão, hipertensão, diabetes, entre outros. 5

Principais distúrbios decorrentes da falta do sono

Pesquisas mostram que mais de 60% da população adulta no Brasil apresenta baixa qualidade do sono. A privação de períodos de descanso tem efeitos negativos na nossa saúde, e ela acaba aparecendo junto com alguns distúrbios como: a insônia, a apneia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas.

Insônia

Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, a insônia é um sintoma que pode ser definido como dificuldade em iniciar e/ou manter o sono. A falta de um descanso reparador pode surgir em diferentes situações e provocam impactos diretos nas atividades diurnas.7

Algumas pessoas apresentam maior tendência à insônia e, quando expostas a condições de estresse, doenças ou mudança de hábitos, desenvolvem episódios de insônia. Quando existem incidências de insônia recorrente, é necessário buscar o auxílio de um especialista.

Apneia Obstrutiva do Sono

É uma doença crônica, evolutiva, caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas no nível da garganta durante o sono. 7

A apneia pode ocorrer por vários fatores, mas, a longo prazo, pode contribuir para o desenvolvimento de outras doenças como hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes. Pessoas que apresentam sintomas dessa doença têm maior tendência a terem infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Síndrome das Pernas Inquietas

Caracteriza-se pela agitação involuntária dos membros inferiores, mas que pode ocorrer também com os braços, nos casos mais graves. Geralmente, os sintomas são mais intensos à noite, fazendo com que a pessoa tenha uma qualidade de sono ruim, ocasionando alterações do humor, da memória e das capacidades mentais. 7

6 dicas para uma noite de sono reparadora

Diante de todas essas informações, não restam dúvidas de que dormir é sim uma prática muito saudável. Mas, nada de exagerar, hein? Para que você melhore a qualidade do seu sono, separamos algumas dicas:

  1. Estabeleça um horário para dormir e acordar, inclusive aos finais de semana. Certifique-se de que você conseguirá ter pelo menos 8 horas de sono seguidas.
  2. Crie uma rotina que te possibilite ir se desligando aos poucos das obrigações do cotidiano. Tente fazer isso pelo menos duas horas antes de ir dormir.
  3. Tenha um ambiente calmo, acolhedor e relaxante no quarto, com temperatura adequada e pouca luz.
  4. Evite consumir alimentos ou bebidas estimulantes, como cafeína e álcool, após às 18 horas.
  5. Evite a utilização de televisão ou dispositivos eletrônicos antes de dormir.
  6. Faça exercícios físicos regularmente.
  7. Agora que você já sabe sobre a importância de uma boa noite de sono, chegou a hora de colocar em prática os seus conhecimentos. Nada de ficar acordado até tarde, hein?! Esperamos que tenha excelentes sonhos!

Referências:

  1. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa: Sono. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/sono  Acesso em 7 de março de 2023.
  2. Fundação Nacional do Sono. Disponível em: < https://www.fundasono.org.br/index.php/dia-mundial-do-sono#:~:text=A%20data%20foi%20criada%20nos,com%20sede%20em%20Minas%20Gerais > Acesso em 8 de março de 2023.
  3. Circulation - Volume 146, Issue 5. Agosto de 2019. Disponível em: <https://www.ahajournals.org/doi/epdf/10.1161/CIR.0000000000001078?cookieSet=1> Acesso em 7 de março de 2023.
  4. Tudo que você precisa saber sobre O Sono Normal. Disponível em: < https://absono.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cartilha_sono_normal_2021.pdf Acesso em 7 de março de 2023.
  5. Sleep and Health. Disponível em: < http://healthysleep.med.harvard.edu/need-sleep/whats-in-it-for-you/health >  Acesso em 8 de março de 2023.
  6. A atividade física pode contribuir para melhorar a saúde do sono. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/a-atividade-fisica-pode-contribuir-para-melhorar-a-saude-do-sono >. Acesso em 8 de março de 2023.
  7. Distúrbios do sono. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/disturbios-do-sono/#:~:text=Os%20dist%C3%BArbios%20do%20sono%20mais,despertar%20antes%20do%20hor%C3%A1rio%20desejado >   Acesso em 8 de março de 2023.
  8. Epidemiologia da insônia. Disponível em: <  https://www.scielo.br/j/pe/a/sMjmLBTZBsGn8GSrpHbF7LL/?lang=pt >  Acesso em 8 de março de 2023.
  9. 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE APNEIA DO SONO. Disponível em: <  https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-apneia-do-sono/ >  Acesso em 8 de março de 2023.