Sedentarismo e câncer de próstata: qual a relação?
sexta-feira, 19 abr 2024Se você, assim como muitas pessoas, já se viu vencido pela preguiça, pulando os dias de academia e se sentindo menos disposto para se exercitar, saiba que essa decisão é muito mais importante do que parece.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de câncer no mundo estão diretamente relacionados ao nosso estilo de vida e rotina.1 E ter hábitos alimentares pouco saudáveis e a falta de uma rotina de exercícios pode piorar o cenário, principalmente quando o assunto é câncer de próstata.2
Por que o sedentarismo aumenta o risco de câncer de próstata?
A relação entre o câncer de próstata e o sedentarismo é complexa e envolve vários fatores biológicos e comportamentais. Pesquisas indicam que existem diferenças notáveis no câncer de próstata entre homens ativos e sedentários, sendo a doença mais grave e com menor chance de cura para pessoas que não se exercitam.2
Além disso, surpreendentemente, a porcentagem de diminuição de mortes por esse tipo de câncer chega a ser de 30% em pessoas fisicamente ativas.3 Existem algumas explicações:
Influência do peso corporal
O sedentarismo frequentemente leva ao ganho de peso e à obesidade, fatores que estão associados a um aumento no risco de câncer de próstata.2 O excesso de gordura corporal, especialmente na região abdominal, pode aumentar o nível inflamatório, criando um ambiente propício para o desenvolvimento do câncer.4
Alterações hormonais
A prática regular de exercícios ajuda a equilibrar os níveis hormonais, incluindo os hormônios sexuais, como a testosterona. Ter níveis elevados desse hormônio pode aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de próstata, o que explica parte dessa relação.5
Quais exercícios ajudam a sair do sedentarismo?
Se você quer começar a se movimentar mais, é importante ter muita calma. Para pessoas que não têm o costume de se exercitar, o período de adaptação é importante no aspecto físico e emocional. Então, antes de qualquer coisa:
Encontre um esporte que você goste
Descobrir uma atividade física que você realmente goste pode transformar uma tarefa inicial em algo mais divertido. Pode ser dança, caminhadas ao ar livre, natação, ou qualquer coisa que desperte seu interesse de desenvolvimento.
Converse com um profissional da área
Antes de começar qualquer programa de exercícios, é sempre aconselhável falar com um profissional de educação física. Eles podem ajudar a criar um plano personalizado que se adapte ao seu nível de condicionamento atual.
Consulte um médico e atualize seus exames
É fundamental garantir que você esteja fisicamente apto para iniciar uma nova rotina de exercícios em segurança. Um check-up médico pode ajudar a identificar qualquer alteração de saúde e garantir que você está pronto para o desafio!
Continue acompanhando o blog do FazBem para mais informações sobre câncer de próstata e dicas de saúde e bem-estar.
Referências:
1. Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. Câncer. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Cancer. Acesso em: 7 dez. de 2023.
2. MOROTE, J. CELMA, A. PLACER, J. et al. Sedentarism and overweight as risk factors for the detection of prostate cancer and its aggressiveness. DOI: 10.1016/j.acuro.2013.09.001. Acesso em: 7 dez. de 2023.
3. Jornal da USP. Sedentarismo aumenta o risco de câncer de próstata. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/sedentarismo-aumenta-o-risco-de-cancer-de-prostata/. Acesso em: 7 dez. de 2023.
4. SAHA, A. KOLONIN, M.G. & DIGIOVANNI, John. Obesity and prostate cancer - microenvironmental roles of adipose tissue. Nat Rev Urol 20, 579-596 (2023). DOI: https://doi.org/10.1038/s41585-023-00764-9. Acesso em: 7 dez. de 2023.
5. University of Oxford. Largest study to date confirms role of two hormones in aggressive prostate cancer risk. Disponível em: https://www.ceu.ox.ac.uk/news/largest-study-to-date-confirms-role-of-two-hormones-in-aggressive-prostate-cancer-risk. Acesso em: 7 dez. de 2023.
BR-28169. Material destinado para todos os públicos. Dez/2023.