Voltar para o topo

Cuidado com o coração: por que a saúde mental também é importante?


As doenças do coração estão entre as mais comuns no Brasil.¹ 


Colesterol alto, obesidade e sedentarismo são fatores de risco para que elas se desenvolvam. Mas a principal vilã é a hipertensão, que, quando não controlada, sobrecarrega o músculo cardíaco, provocando lesões1,2.


É bem provável que você já soubesse disso, mas já te contaram que fatores emocionais como depressão e estresse também podem afetar a saúde do coração³?


Vamos ver como isso acontece!



Leia mais: Como evitar problemas no coração

Como o estresse afeta o funcionamento do coração

Pesquisas recentes demonstram que o estresse mental pode agir como causador de doenças cardiovasculares de forma crônica e aguda3


Tudo porque, em situação de tensão constante, o corpo promove o aumento de hormônios específicos ligados ao estresse, e isso acaba resultando em aceleração dos batimentos cardíacos, intensificação da respiração e aumento na contração dos músculos, inclusive o cardíaco4


Esse é o cenário ideal para que problemas como hipertensão, arritmias cardíacas e infarto agudo do miocárdio possam se instalar2.


Leia mais: Você conhece os sintomas de arritmia cardíaca?


Isso já te convenceu de que buscar uma mente mais tranquila é parte fundamental do seu plano de ter um coração forte? Então, vamos te dar mais um ótimo motivo para olhar com mais carinho para a sua saúde mental.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia do Rio de Janeiro, sentimentos como perdão e gratidão têm exibido bons resultados gerais relacionados à mente e ao corpo5


Estudos mostram que a disposição ao perdão se associa beneficamente à doença arterial coronariana, enquanto a gratidão obtém melhores desfechos clínicos entre os portadores de insuficiência cardíaca5.


Não é uma excelente notícia? Que tal ver isso como um alerta para olhar com mais atenção para si mesmo de forma integral?


E esse recado é ainda mais valioso para as mulheres! É isso mesmo: o coração feminino pede ainda mais cuidado. Vamos entender o porquê!

Mulheres precisam de mais atenção à saúde do coração6

O coração feminino merece atenção e cuidados diferenciados porque é ligeiramente menor, pesa menos e ejeta menos sangue em comparação com o coração masculino. A circulação coronariana também é diferente: é mais estreita6


Os especialistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia explicam que tudo isso gera uma probabilidade de infarto 50% maior em relação aos homens6. O que só se agrava pelo fato de as mulheres nem sempre colocarem um cardiologista na lista de check-up regular.


Leia mais: Mitos e verdades sobre hipertensão


Quer se proteger? Os médicos dão a dica: prevenção de fatores de risco modificáveis, como estresse (olha ele aí), falta de atividade física, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas6.


Mas é claro que essas recomendações de cuidado não valem só para as mulheres. Então, vamos saber um pouco mais sobre medidas preventivas.

Os 10 mandamentos do coração saudável

As orientações são do Ministério da Saúde e devem ser seguidas por homens e mulheres, em qualquer faixa de idade7:



Para mais dicas de como se manter saudável, não perca mais conteúdos como esse no blog do FazBem. E fique de olho também nas atualizações de nossas redes sociais.


Referências:


1 Ministério da Saúde. Manter a saúde do coração em dia depende de um estilo de vida saudável. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/manter-a-saude-do-coracao-em-dia-depende-de-um-estilo-de-vida-sa

udavel. Último acesso em 27 set. de 2023.

2 Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf. Último acesso em 27 set. de 2023.

3. LOURES, Débora Lopes. Estresse Mental e Sistema Cardiovascular. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/qWvvLPQ5BGKykyjxDp74CkJ/. Último acesso em 27 set. de 2023.

4. RIVAROLA, Esteban Wisnivesky e SCANAVACCA, Mauricio. A Neurolinguística do Coração. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2019, vol. 113, n. 4, [cited 2023-09-26], pp.734-736. Disponível em: https://abccardiol.org/short-editorial/a-neurolinguistica-do-coracao. Último acesso em 27 set. de 2023.

5. Sociedade Brasileira de Cardiologia do Rio de Janeiro. Saúde mental e sua importância para o coração. Disponível em https://socerj.org.br/janeiro-branco-saude-mental-e-sua-importancia-para-o-coracao. Último acesso em 27 set. de 2023.

6. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Coração feminino necessita de cuidados especiais. Disponível em https://www.portal.cardiol.br/post/cora%C3%A7%C3%A3o-feminino-necessita-cuidados-especiais.  Último acesso em 27 set. de 2023.

7. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Saúde do Coração. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/saude-do-coracao. Último acesso em 27 set. de 2023.


BR-26487. Material destinado ao público geral. Nov/2023