Voltar para o topo

Sustentabilidade: 5 atitudes simples para incorporar ao seu dia a dia


Você já parou para pensar no impacto que um estilo de vida mais sustentável pode ter na sua vida e na das pessoas ao seu redor? Pequenas mudanças no seu dia a dia podem transformar o meio ambiente e, de quebra, melhorar a sua saúde e seu bem-estar.  


Afinal, o que é sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental é a utilização responsável dos recursos naturais e seu principal desafio é encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente(1)


A degradação do meio-ambiente afeta o ar que respiramos, os alimentos que comemos, a água que bebemos e os ecossistemas que nos sustentam. As repercussões negativas para a nossa saúde são tão grandes que as estimativas indicam que a degradação ambiental seja responsável por mais de 20% das doenças no mundo(1)


Com uma população mundial de 8 bilhões(2) e que continua crescendo, é fundamental refletir sobre nossas ações e seus impactos sobre as futuras gerações. 



Mudanças de hábitos para um desenvolvimento sustentável

A ideia central de um desenvolvimento sustentável é suprir as necessidades das pessoas, preservando os recursos existentes sem prejudicar as futuras gerações(1)


Pequenas mudanças de rotina podem contribuir para o desenvolvimento futuro, e não é preciso esperar décadas para colher os benefícios. Elas podem ter um efeito imediato sobre a sua saúde e bem-estar. 



5 mudanças de hábitos que vão transformar sua saúde e o planeta


             

             

  1. Se for a um local próximo, vá a pé ou de bike

Os veículos automotores são importantes emissores dos gases de efeito estufa, que aumentam a temperatura média do planeta, podendo resultar em eventos climáticos extremos(3)


Além de reduzir a emissão de poluentes, a atividade física libera hormônios como a endorfina, capaz de promover uma sensação generalizada de bem-estar. 


A atividade física também ajuda a regular o sono, reduz o colesterol, controla a hipertensão e fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de doenças(4).  



  1. Controle seu tempo de banho

Evitar banhos longos e muito quentes economiza energia, um importante recurso, mas também economiza dinheiro e ainda melhora a saúde da pele. 


A correta higienização da pele é importante e os banhos precisam ser diários para a remoção das impurezas causadas pelo suor e pela poluição. 


Para manter a pele saudável é recomendável que os banhos tenham duração máxima de 10 minutos e que sejam mornos ou frios para evitar o ressecamento da pele e dos cabelos. 


Os banhos frios podem exigir coragem, mas também liberam endorfina, aumentando a sensação de bem-estar(5)


  1. Realize o aproveitamento integral dos alimentos e evite desperdícios

Planeje a compra dos alimentos com cuidado para evitar desperdício, considerando sua durabilidade e o espaço disponível para a adequada armazenagem em casa. 


Sempre que possível aproveite todas as partes dos alimentos, incluindo talos e folhas, que podem ser usados em caldos e sucos, por exemplo.  

 

Na hora de selecionar o que levar para a casa, dê preferência aos alimentos da safra. 


Com condições ambientais mais favoráveis à sua produção, os alimentos da safra costumam ter menos agrotóxicos, mais sabor e melhor qualidade nutricional(6)


  1. Substitua o plástico pelo vidro

Na medida do possível, substitua as embalagens plásticas pelas de vidro.


Além de reduzir o consumo de plásticos, essa troca pode prevenir o surgimento de problemas endócrinos. 


Há uma preocupação crescente de que alguns produtos químicos, como o estireno, presente em algumas embalagens descartáveis, e o bisfenol A (ou BPA), encontrado nas embalagens plásticas de aspecto translúcido (como mamadeiras, por exemplo) possam interferir no funcionamento das glândulas endócrinas, alterando a função hormonal(7,8)



  1. Cultive um jardim! 

O contato com a natureza promove benefícios físicos e mentais. 


O simples ato de estar em um espaço verde e observar a natureza pode ser suficiente para a redução de estresse, tristeza e pressão arterial(9,10).


Não é preciso investir num grande jardim. É possível começar com um espaço pequeno, com algumas flores e plantas, ou uma pequena horta de temperos e ir se adaptando lentamente. 


Você pode usar um pequeno espaço em casa, como uma floreira de janela ou uma varanda. 


Muitas cidades também dispõem de espaços específicos destinados a hortas comunitárias. Nesses espaços maiores de cultivo, a jardinagem combina exposição à natureza e atividade física, trazendo ainda mais benefícios para a saúde(11)



Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde de um jeito prático? Siga acompanhando o blog do FazBem para mais dicas e conteúdos como esse!


Referências:  

1) Organização das Nações Unidas. Healthy environment, healthy people. Disponível em: https://www.unep.org/resources/publication/healthy-environment-healthy-people. Último acesso em: 25.09.2023.
2) Organização das Nações Unidas. População mundial atinge 8 bilhões de pessoas. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805342. Último acesso em: 25.09.2023.
3) Organização das Nações Unidas. Carros usados aumentam poluição em mundo em desenvolvimento. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/10/1730592. Último acesso em: 25.09.2023.
4) Ministério da Saúde. Dicas em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/38exercicios.html. Último acesso em: 25.09.2023.
5) Sociedade Brasileira de Dermatologia. Com Guia do banho, Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça junto à população a importância da higiene e limpeza diárias. Disponível em: https://www.sbd.org.br/com-guia-do-banho-sociedade-brasileira-de-dermatologia-reforca-junto-a-populacao-a-importancia-da-higiene-e-limpeza-diarias/. Último acesso em: 25.09.2023.
6) Fiocruz. Aproveitamente Integral dos Alimentos. Disponível em: https://cogic.fiocruz.br/aproveitamento_integral_alimentos.pdf. Último acesso em: 25.09.2023.
7) Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Academia Americana de Pediatria (AAP) mostra preocupação com disruptores endócrinos. Disponível em: https://abeso.org.br/academia-americana-de-pediatria-aap-mostra-preocupacao-com-disruptores-endocrinos/. Último acesso em: 25.09.2023.
8) Sociedade Brasileira de Pediatria. Desreguladores endócrinos. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/desreguladores-endocrinos/. Último acesso em: 25.09.2023.
9) National Institutes of Health. Gardening for health: a regular dose of gardening. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6334070/. Último acesso em: 25.09.2023.
10) Preventive Medicine Reports. Gardening is beneficial for health: A meta-analysis. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211335516301401. Último acesso em: 25.09.2023.
11) Jornal da USP. Hortas comunitárias resistem à urbanização na maior metrópole do Brasil. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/hortas-comunitarias-resistem-a-urbanizacao-na-maior-metropole-do-brasil/. Último acesso em: 25.09.2023. 


BR-26973. Material destinado ao público geral. Set/2023