6 mitos e verdades sobre cigarro eletrônico
segunda-feira, 15 jan 2024Os cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, e-cigarros ou pen drive, ganharam popularidade nos últimos anos. Com um design moderno e um sabor mascarado por flavorizantes, esses produtos podem parecer uma alternativa segura para a saúde.
Na prática, eles são tão danosos quanto um cigarro convencional(1,2). Confira os principais mitos e verdades sobre os cigarros eletrônicos:
Cigarro eletrônico é seguro para o fumante passivo
Mito. Por meio de uma bateria, os cigarros eletrônicos aquecem uma solução líquida que se tornará o vapor que será inalado pelo fumante. Esse vapor contém nicotina e substâncias tóxicas que contaminam os ambientes e trazem riscos para a saúde de quem usa e de quem está no entorno(3).
E-cigarro faz mal à saúde
Verdade. Além de conter altas concentrações de nicotina, a solução líquida dos dispositivos eletrônicos para fumar também possui uma série de substâncias químicas, como propileno glicol, glicerol, ácido benzoico e flavorizantes, que podem causar doenças respiratórias(1,2).
Quem fuma cigarro eletrônico não fuma cigarro comum
Mito. As pesquisas mais recentes apontam que o uso de cigarros eletrônicos aumenta em três vezes a probabilidade de alguém experimentar os cigarros convencionais - e amplia em quatro vezes o risco de iniciar o hábito de fumar, particularmente entre os jovens(2).
Vape ajuda quem quer parar de fumar cigarro comum
Mito. Esses dispositivos foram inventados para ajudar fumantes a parar de fumar, mas na prática eles estimulam a dependência da nicotina e reduzem as chances de um fumante abandonar o vício(4).
Cigarro eletrônico não vicia
Mito. Os cigarros eletrônicos contêm diferentes concentrações de nicotina, uma substância viciante. Neles, é possível encontrar níveis iguais ou até mais elevados do que aqueles encontrados nos cigarros convencionais(1).
E-cigarro é proibido no Brasil
Verdade. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar(2).
O vício em cigarro, seja ele tradicional ou eletrônico, traz sérios prejuízos para a saúde. Entretanto, abandonar esse hábito pode ser bem complicado. Para ajudar, confira duas estratégias possíveis e, se precisar, busque ajuda profissional(5):
- Parada imediata: escolha uma data e pare de fumar nesse dia(5);
- Parada gradual: reduza gradualmente a quantidade de vezes que você fuma ou prolongue os intervalos de tempo entre um cigarro e outro(5).
Os benefícios de abandonar o tabagismo são imediatos. Além de reduzir o risco de doenças e melhorar significativamente a capacidade pulmonar, essa atitude também promove a melhora da qualidade de vida(5).
Gostou das informações reunidas aqui? Siga acompanhando o blog do FazBem para mais dicas e conteúdos como esse!
Referências bibliográficas:
1. ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Cigarros eletrônicos. O que já sabemos, o que precisamos conhecer? Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Afinal_o_que_sao_os_cigarros_eletronicos.pdf. Acesso em: 06 out 2023.
2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Os cigarros eletrônicos são tão nocivos quanto os convencionais. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-parar-de-fumar/noticias/2022/os-cigarros-eletronicos-sao-tao-nocivos-quanto-os-convencionais. Acesso em: 06 out 2023.
3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Existem riscos do fumo passivo de cigarros eletrônicos. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-parar-de-fumar/noticias/2022/existem-riscos-do-fumo-passivo-de-cigarros-eletronicos. Acesso em: 06 out 2023.
4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Por que o cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-parar-de-fumar/noticias/2022/por-que-o-cigarro-eletronico-nao-ajuda-a-parar-de-fumar. Acesso em: 06 out 2023.
5. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Como parar de fumar. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo/como-parar-de-fumar. Acesso em: 06 out 2023.
BR-27247. Material destinado ao público geral. Out/2023