Voltar para o topo

Próstata: dicas práticas para cuidar no dia a dia


A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, responsável pela produção do líquido prostático, que serve para proteger os espermatozoides. É esse líquido que confere ao sêmen a aparência leitosa(1)

A secreção produzida pela próstata é liberada durante a ejaculação e se mistura ao fluido seminal para garantir mais mobilidade aos espermatozoides e para protegê-los do ambiente ácido da vagina(1)


Onde fica a próstata? 

Localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, a próstata tem um formato arredondado e seu tamanho pode variar de acordo com a idade(1,2)

Em homens jovens, essa glândula geralmente apresenta o tamanho de uma noz, mas ela pode aumentar consideravelmente em pessoas mais velhas sem que isso signifique problemas de saúde(3).


O que causa o câncer de próstata? 

A causa do câncer de próstata não é conhecida, mas fatores genéticos, sobrepeso, obesidade e o envelhecimento estão ligados ao aparecimento da doença(4,5)

A condição é relativamente comum e afeta 1 em cada 6 homens. Seu tratamento varia de acordo com o momento do diagnóstico. Quando descoberto ainda no início, esse tumor tem 90% de chance de cura(5,6)


Como cuidar da saúde da próstata?

A abordagem mais eficaz para manter em dia a saúde da próstata é priorizar os cuidados com a saúde geral dos homens - e isso deve começar com a adoção de uma dieta equilibrada (7)

Os principais cuidados que você precisa ter na hora de se alimentar estão listados a seguir(7)

  • Coma ao menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente. Se possível, escolha aqueles com cores profundas e brilhantes;

  • Priorize o consumo de pães, massas e cereais integrais;

  • Limite o consumo de carne vermelha - incluindo carnes bovina, suína, cordeiro e cabra - e opções processadas, como mortadela e cachorro-quente;

  • Escolha gorduras saudáveis, como azeite, nozes e abacate. Para isso, reduza o consumo de gorduras saturadas e evite ao máximo as gorduras parcialmente hidrogenadas (gorduras trans);

  • Evite bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de frutas prontos;

  • Reduza o consumo de sal;

  • Leia sempre os rótulos dos alimentos e opte por aqueles com baixo teor de sódio;

  • Fuja dos alimentos enlatados, processados e congelados.


A prática de atividade física também é um importante aliado da saúde da próstata. Até mesmo as opções de intensidade baixa ou moderada (como caminhadas em ritmo leve), desde que regulares, são suficientes para prevenir complicações na glândula(7)

É verdade que os cuidados com a saúde precisam ser diários, mas a notícia boa é que a qualidade de vida fica muito maior no longo prazo.

Gostou das informações reunidas aqui? Acompanhe o blog do FazBem para mais dicas de saúde e bem-estar!


Referências bibliográficas: 

1. MD SAÚDE. Próstata: o que é e para que serve? Disponível em: https://www.mdsaude.com/urologia/prostata/. Acesso em: 04 out 2023. 
2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Câncer de próstata. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/137cancer_prostata.html. Acesso em: 04 out 2023. 
3. NATIONAL HEALTH SERVICE. Prostate problems. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/prostate-problems/. Acesso em: 04 out 2023.  
4. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer de próstata. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata. Acesso em: 04 out 2023. 
5. ONCOGUIA. Mitos e Verdades sobre o Câncer de Próstata. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/4451/28. Acesso em: 04 out 2023. 
6. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita 90% de chance de cura, afirma especialista da Rede Ebserh/MEC. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata-possibilita-90-de-chance-de-cura-afirma-especialista-da-rede-ebserh-mec. Acesso em: 04 out 2023. 
7. HARVARD HEALTH PUBLISHING. 10 diet & exercise tips for prostate health. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/mens-health/10-diet-and-exercise-tips-for-prostate-health. Acesso em: 04 out 2023. 


BR-27156. Material destinado ao público geral. Out/2023