Voltar para o topo

Sente tontura ao andar de carro? Conheça a cinetose!


A cinetose é caracterizada por um conjunto de sintomas, como enjoos e tontura, ligados ao movimento(1)

Por isso, a condição se manifesta frequentemente em viagens de carro, barco, trem ou outros tipos de transporte. Mas não é apenas nessas condições: ela também pode ocorrer durante a exibição de filmes ou diante das telas de videogames, dependendo das imagens transmitidas(1,2)


Quais as causas da cinetose?

As causas da cinetose, também chamada de doença do movimento, não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que ela ocorre devido a uma confusão sensorial envolvendo os sentidos da visão e do equilíbrio do corpo(1,2)

A confusão sensorial ocorre quando o movimento percebido é incompatível com o observado pelos olhos(1). Por exemplo, em um carro em deslocamento, o corpo permanece estático, mas os olhos detectam a movimentação do entorno e enviam mensagens distintas para o cérebro. 

Enquanto um sentido registra o movimento, o outro registra o inverso.  

Por causa da incompatibilidade das informações recebidas, o cérebro interpreta que está sofrendo uma alucinação. E vai além, ele conclui que a alucinação resulta da ingestão de veneno e passa a enviar sinais para induzir o corpo ao vômito, gerando mal-estar(1).


Sintomas da cinetose

Além de enjoo e tontura, outros sintomas também surgem na cinetose. São eles(2)


Diagnóstico e tratamento da cinetose

Alguns medicamentos podem ser usados para amenizar os sintomas da cinetose(1)

Além disso, o uso de técnicas de reabilitação vestibular, que são exercícios repetitivos de olhos, cabeça e corpo para recuperar o equilíbrio, pode ser recomendado para melhorar a percepção de movimento(2)

O ideal é buscar a ajuda de um médico otoneurologista, que atua em uma especialidade da otorrinolaringologia e otologia dedicada às doenças que afetam o equilíbrio corporal e o sistema auditivo(3). Esse é o profissional mais indicado para tratar a doença do movimento. 


Como prevenir a cinetose(4)

Algumas dicas podem ajudar você a aliviar o mal-estar da cinetose em veículos. Confira:

  • Ao viajar de carro, olhe pela janela da frente em vez das janelas laterais. Prefira também viajar no banco da frente ou sente-se no meio do banco de trás para poder olhar pela janela frontal do veículo;

  • Quando viajar de ônibus, escolha os assentos próximos da janela frontal e tente olhar para a frente;

  • Evite ler ou ficar diante de telas, como telefones e tablets, enquanto estiver se deslocando em veículos (carros, trens, aviões ou barcos);

  • Mantenha as janelas abertas quando possível para deixar o ar fresco entrar;

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos picantes e gordurosos. 


Você sente tontura ou vertigem? 

Tanto a tontura quanto a vertigem são sintomas e não doenças, mas é importante diferenciá-las porque elas são sintomas de doenças diferentes (5)

A tontura pode ocorrer oriunda de diversas condições, como desidratação, hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou baixa, ansiedade, depressão, doenças cardíacas, pulmonares ou endócrinas, entre outras afecções. 

Ela está associada a mal-estar, fraqueza, embaçamento ou escurecimento visual, sensação de queda iminente ou desmaio(5).

Já a vertigem é a sensação de que as coisas estão girando ao seu redor ou de que o próprio corpo está rodando e pode estar associada à doença no labirinto(5)

Se você sente enjoo, tontura ou vertigem, procure um médico especialista para ajudar você a tratar do problema.


Gostou da leitura? Confira outros assuntos como esse no blog do FazBem!


Referências

1. JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY SCIENCE RESEARCH. Kinetosis: All You Need To Know. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/299839813_Kinetosis_All_you_need_to_know. Acesso em: 29 set 2023. 
2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO-FACIAL. Cinetose. Disponível em: https://aborlccf.org.br/wp-content/uploads/2023/01/cinetose.pdf. Acesso em: 29 set 2023. 
3. E-DISCIPLINAS DA USP. Introdução a Otoneurologia. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2443704/mod_resource/content/1/INTRODUC%CC%A7A%CC%83O%20OTN%20TERCEIRO%20ANO.pdf. Acesso em: 29 set 2023. 
4. MAYO CLINIC. Four words drivers dread: 'Ugh, I feel sick'. Disponível em: https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/4-words-drivers-dread-ugh-i-feel-sick. Acesso em: 29 set 2023.
5. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO MS. Tontura e vertigem: a importância de identificar e diferenciar os sintomas. Disponível em: https://www.saude.ms.gov.br/tontura-e-vertigem-a-importancia-de-identificar-e-diferenciar-os-sintomas/. Acesso em: 29 set 2023.

BR-27443. Material destinado ao público geral. Out/2023