Voltar para o topo

Sintomas do câncer de pulmão e a importância da busca pelo atendimento para pacientes de alto risco

 

O diagnóstico tardio do câncer de pulmão diminui a chance de cura, principalmente nos pacientes que são diagnosticados já com metástases. Sendo assim, saber identificar os principais sintomas dessa doença garante mais chances aos pacientes de alto risco.

Quem faz parte do grupo de risco? Os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença são a idade e o tabagismo. Segundo o INCA, o tabagismo está na origem de 90% dos casos de câncer de pulmão e os fumantes têm 20 vezes mais risco de desenvolver esse tumor. Pesquisa apontam que 2 em cada 3 pessoas com diagnóstico de câncer de pulmão têm mais de 65 anos.

Atenção aos sinais

Confira os sinais mais comuns do câncer de pulmão e fique atento!

  • Tosse persistente, com ou sem catarro ou sangue;
  • Falta de ar;
  • Dor no tórax ao respirar;
  • Perda de peso.

Alguns sintomas como tosse e dor torácica, podem ser sinais de outras doenças. Então, o mais importante na identificação dos sintomas de câncer de pulmão é prestar atenção à duração e intensidade deles. Se os sintomas durarem por várias semanas procure ajuda médica.

Recado importante para os fumantes! Muitas pessoas que fumam apresentam esses sintomas como consequência da bronquite crônica ou do enfisema pulmonar.

Lembre-se que identificar e prestar atenção aos sintomas é uma forma de preservar a sua saúde, mas só um especialista e exames laboratoriais podem confirmar o diagnóstico.

Procure o atendimento adequado!


Ser atendido por uma equipe especializada interfere muito na qualidade do seu tratamento.

Pacientes idosos e fumantes vão precisar de muito apoio durante o processo. Os fumantes, por exemplo, necessitarão de suporte psicológico e médico para vencer o vício e assim melhorar a recuperação. E os idosos precisam de muito cuidado devido às complicações decorrentes da idade.

Se você é fumante e está passando por isso, vale a pena procurar ajuda profissional para cessar o tabagismo. Existem algumas formas de
receber este suporte, até de forma gratuita.

1- Procure o seu médico e profissionais da saúde de confiança;

2- Faça parte do Programa FazBem em parceria com a Wecancer para receber suporte de profissionais de enfermagem, psicologia e nutrição através do aplicativo.

 

 

 

 

Referências:
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-oncologia/cancer-de-pulmao/Paginas/diagnostico.aspx
https://centrodeoncologia.org.br/noticias-cancer/cancer-de-pulmao-esta-associado-em-90-dos-casos-ao-tabagismo/#:~:text=casos%20ao%20tabagismo-,C%C3%A2ncer%20de%20pulm%C3%A3o%20est%C3%A1%20associado%20em%2090%25%20dos%20casos%20ao,de%20morte%20evit%C3%A1vel%20no%20planeta.
BR-11221. Material destinado a pacientes. Nov/2020